Partilhar:

Vinho Tinto
Herdade das Servas
Parcela C 2017, 75cl
Regional Alentejano

45,27

 14.5%

 2020-2050

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Agosto de 2020

Vinho límpido, vermelho violeta profundo, aromas de ameixa, cereja, figo, chocolate, especiarias e notas florais de violeta. Complexo, estruturado, fresco e elegante, notas fumadas, taninos ricos e final longo, revelando todo o potencial de guarda e envelhecimento.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Herdade das Servas

Viticultura: A casta Carignan instalada numa parcela de 13 hectares da vinha da Cardeira Velha em solos vermelhos derivados de calcários pardos ou cristalinos, com manchas de xisto, beneficiando de um clima mediterrânico com elevadas amplitudes térmicas e Verões quentes e secos, com elevada insolação anual. Após as intervenções em verde necessárias durante o ciclo vegetativo, as uvas foram vindimadas manualmente e transportadas para a adega em pequenas caixas.

Vinificação: As uvas são desengaçadas, seguindo-se maceração pré-fermentativa em lagar de mármore durante 48 horas. A fermentação ocorre em cuba de inox com controlo de temperatura.

Estágio: Concluída a fermentação maloláctica, o vinho estagiou durante 12 meses em barricas novas de carvalho francês. Após o engarrafamento, repousou em garrafa na nossa cave durante 30 meses. Para preservar todas as suas qualidades, não foi estabilizado, podendo naturalmente criar depósito.

Longevidade:
Entre 20 a 30 anos, se conservado em local fresco e escuro com a garrafa deitada.

Harmonização:
Carnes vermelhas, caça, queijos intensos e enchidos. Aconselha-se decantação.

Enologia: Luís Serrano Mira e Ricardo Constantino.
Viticultura: Carlos Serrano Mira e Ricardo Constantino.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107344

Serrano Mira

Serrano Mira é o apelido que resulta da união de duas famílias que produzem vinho no Alentejo, há 13 gerações. Serrano Mira é também o nome do grupo vitivinícola liderado por Luis Serrano Mira, que soma a alentejana Herdade das Servas e a Casa da Tapada, na região dos Vinhos Verdes.

Luis Serrano Mira nasceu no seio de uma família de produtores com forte ligação à propriedade rural e ao vinho. Cresceu a observar as suas práticas e a ouvir, com orgulho e atenção, os ensinamentos que bisavós, avós e pais lhe transmitiram. Desde cedo, tomou consciência de que nada se consegue sem trabalho e espírito de sacrifício. Acredita que dedicação e entrega são fatores-chave para a qualidade e consistência de um projeto, elevados ao expoente máximo quando há uma simbiose entre as aprendizagens herdadas e as inovações introduzidas no presente. Considera que esta será a marca do seu tempo e o legado que está a deixar às gerações vindouras.

A ligação da família Serrano Mira a este universo remonta ao ano de 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração. Uma herança que, ao chegar às mãos de Luis Serrano Mira, o motivou a um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro “A história da vinha e do vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667”. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logótipo Serrano Mira e que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também de verdade e esperança.

Morada

[email protected]
+351 268 322 949