Partilhar:

Vinho Tinto
Herdade do Esporão
Torre do Esporão 2017, 75cl
Alentejo

249,99

  sem stock

 14.5%

 2022-2040

 Servir a 16º-18º

4.3 /5
1375 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Junho de 2022

COR
Denso quase opaco.

AROMA
Complexo e concentrado com notas de fruta de baga azul combinada com apontamentos de licor de chocolate amargo, alcaçuz e alguma menta fresca. Notas de especiarias e barrica muito bem integradas.

PALADAR
Na boca é profundo, compacto, cremoso, denso e preciso, com uma textura acetinada, final longo e cheio de carácter.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Herdade do Esporão

O Torre do Esporão é a expressão máxima das singularidades do ano, em conjunto com as características únicas dos nossos territórios e da experiência de quem o faz. Feito para durar, representa a ambição do Esporão de fazer os melhores vinhos que a natureza proporciona, de modo responsável e inspirador.

Ao longo da vindima acompanhamos de forma próxima e detalhada os índices de maturação, pelo que cada parcela e casta foi vindimada em separado de acordo com seu perfil e respetivaorigem. Em 2017 o Aragonez foi vindimado
no dia 21 de Agosto, mais cedo que o habitual. A Touriga Franca e a Touriga Nacional chegaram a adega no 11 de Setembro, oAlicante Bouschet dos Perdigões a 14 de Setembro e o de Lavradores a 29 de Setembro. Após a vindima, o Aragonez iniciou afermentação alcoólica em lagares de mármore com pisa a pé e terminou em cubas de betão onde fez a fermentação malolática e depois foi trasfegado e permaneceu em balseiros de 5000 litros. A Touriga Franca e a Touriga Nacional co-fermentaram em lagares demármore com pisa a pé, após prensagem foram trasfegadas para barricas de 500 litros de carvalho francês de 2ºano de utilização, onde também fez fermentação malolática e permaneceu por 18 meses.

Ambas as parcelas da casta Alicante Bouschet fermentaram separadamente em cubas de betão. Realizaram a fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês de 500 litros, onde permaneceram mais 18 meses.

Estágio de 18 meses em barricas novas e barricas de 2º uso, com capacidade de 500 litros de carvalho francês e balseiros de 5000 litros. Seguiram-se no mínimo 3 anos de estágio em garrafa.

Prémios

95/100 Wine Enthusiast (2011); 95/100 Robert Parker (2011)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106218

Herdade do Esporão

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.
Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.
O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. Na continuidade do projecto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.
O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.
A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam o prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. O Esporão foi também distinguido com o prémio nos “Green Project Awards 2013” pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos.
Em 2014, o Esporão integrou a lista “100 melhores produtores do ano” da Wine&Spirits e venceu os “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”.

Morada

Esporão S.A.

Av. do Restelo, nº 44
1400-315 Lisboa
Portugal