Partilhar:

Vinho Tinto
Kelman
Dez Castas 2016, 75cl
Dão

27,99

 14%

 2019-2025

 Servir a 16º-18º

4.2 /5
41 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Abril de 2018

Aroma: Cor rubi intensa com aromas de frutas vermelhas e fruta madura, associado a notas florais e silvestres. Notas especiadas e balsâmicas. A grande variedade de castas contribui também para grande variedade de aromas.
Sabores: Vinho encorpado, com volume e uma acidez natural, frescura e caráter mineral bem presentes. Final prolongado e intenso, revelando grande complexidade de aromas na boca.
Este vinho pode ser consumido desde já ou ser guardado por vários anos. Sua estrutura e frescura ampliam sua capacidade de guarda e suas possibilidades gastronômicas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Kelman

Vinificação: As uvas vieram de uma única parcela com vinha mais velha (50 anos em média) cujas videiras foram plantadas à moda antiga do Dão. São dez diferentes castas portuguesas, típicas da região, todas misturadas, o que condicionou a vinificação em conjunto, conforme estavam na vinha. A vindima é feita à mão e as uvas são transportadas até a adega em pequenas caixas. Após seleção manual de cachos e desengace, as uvas são esmagadas por pisa em lagares de granito, onde também se dá a fermentação. A maceração ocorre de maneira delicada para potenciar toda a tipicidade destas castas autóctones, privilegiando a extração de fruta e taninos frescos.
Estágio: 6 meses em barricas de carvalho francês de terceiro uso e restante tempo em inox. Antes de engarrafar é feita uma ligeira clarificação (com produtos de origem vegetal) e depois filtração de modo a manter todo o seu potencial aromático e estrutura. A estabilização e maior parte da clarificação é natural.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105917

Kelman Vinhos

A Quinta da Família Kelman está localizada em Nelas, no coração da região do Dão. É na praça desta cidade que se realiza a feira do vinho do Dão, em setembro de cada ano. Nelas abriga ainda o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, famoso pela longevidade de seus vinhos.

A vinha tem 6 hectares que foram plantados no ano 2000 com castas tradicionais, das quais a Touriga Nacional representa cerca de 50%. Mais recentemente, 1,5 hectares de vinhas velhas foram incorporados à propriedade. A altitude média é de 430 metros. O declive suave e o solo arenoso (granito decomposto) proporcionam uma boa drenagem. A precipitação é de 900 mm / ano, concentrada principalmente no inverno. A temperatura varia de próximo a zero no inverno até 30 graus Celsius ou mais durante o verão. A amplitude da temperatura diurna é elevada (os dias podem ser quentes, mas noites são sempre frescas). As condições são ideais para o amadurecimento gradual da uva e a frescura dos vinhos.

Morada

Juliana Kelman Unipessoal Lda.
E-mail: [email protected]