Partilhar:

Vinho Tinto
Maçanita
É SOUSÃO ou será vinhão? 2018, 75cl
Douro

20,95

 13.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Outubro de 2020

Cor ruby elegante e intensa como o Sousão nos pode dar. No aroma sente-se a frescura, ataque aveludado com bom meio de boca e _x001F_nal

Descubra todos os vinhos deste produtor

Maçanita

Casta tintureira (i.e. com cor na polpa) do Norte do país – “conta-se que veio das margens do rio Lima” – já escreve Girão em 1822. Diz o mesmo ainda que tem tanta cor que pode-se com as cascas “fazer huma tinta excellente para cobrir os vinhos faltos de cor”, como se descrevendo atual o papel do Sousão no Douro. Mais a norte, a mesma casta com o nome viril de Vinhão, bebe-se crua, extreme, tosca e orgulhosa como um bastião dos últimos sinais da ruralidade. Portanto será este o Sousão ou o Vinhão?

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105418

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.