Partilhar:

Vinho Tinto
Monte Meão
Vinha da Cantina Baga 2020, 75cl
Douro

34,49

 11.5%

 2022-2032

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 6 de Maio de 2022

Cor aberta, pouco carregada. Aromas de bosque e frutos silvestres, num conjunto de grande vivacidade e frescura. Final de boca suave e muito longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Monte Meão

Relatório da Vindima
O início do Ano Vitícola 2020 foi muito chuvoso. A precipitação acumulada dos meses de Dezembro a Abril foi de 420 mm, três vezes superior à de 2019. As condições húmidas e quentes da Primavera foram propícias a um adiantamento do ciclo vegetativo em cerca de três semanas e a floração foi afetada por chuvas ocasionais que interferiram no desenvolvimento dos cachos. O Verão foi extremamente seco e muito quente. Nos dias 23 e 24 de Junho, uma rápida subida de temperatura provocou escaldão generalizado nas vinhas do Douro, com consequentes efeitos na redução de produção. Várias ondas de calor em Junho e Julho reduziram ainda mais a produção cuja queda atingiu os 40%, se comparada a média dos últimos anos. Para esta diminuição contribuiu sobretudo a Touriga Franca, tendo sido a casta que mais sofreu as consequências dos fenómenos extremos referidos.

Vinificação
Procura-se fazer uma vinificação com uma extração suave, por isso as uvas não são desengaçadas e apenas parcialmente esmagadas. Fermenta em cuba de tampo aberto, com muito pouca maceração, durante dez dias. Estagia em barricas usadas de 500 litros durante 16 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106833

Quinta do Vale Meão

Em 1877 D. Antónia Adelaide Ferreira, já proprietária do maior património agrícola do Douro, comprou em hasta pública 300 hectares de terra virgem à câmara de Vila Nova de Foz Côa. O seu sonho era construir a partir do nada uma exploração modelo, concretizando nela toda a vasta experiência acumulada ao longo da sua vida de empresária duriense. Este projecto ambicioso foi totalmente levado a cabo entre 1887 e 1895. Foi a última e mais significativa realização daquela Senhora, que no entanto pouco dela gozou, pois morreu em 1896.

Desde então a quinta manteve-se sempre na posse dos seus descendentes. A partir dos anos 70 o seu trineto Francisco Javier de Olazabal assumiu a sua gestão e iniciou um longo processo de aquisição de partes indivisas dos seus familiares e coproprietários, e em 1994 tornou-se juntamente com seus filhos, único proprietário da Quinta. Até então as uvas da Quinta eram vendidas à empresa A.A. Ferreira S.A, fundada pelos descendentes de D. Antónia, e estavam na base de alguns dos seus melhores vinhos. Essa ligação continuou até 1998, ano em que Francisco Javier de Olazabal decidiu renunciar ao cargo de presidente de A.A. Ferreira S.A. para se dedicar juntamente com seu filho enólogo Francisco de Olazabal y Nicolau de Almeida, à produção, envelhecimento e comercialização dos vinhos da quinta, através da criação da sociedade F. Olazabal & Filhos, Lda.

Morada

F. Olazabal & Filhos, Lda.

Quinta do Vale Meão
5150-501 Vila Nova de Foz Côa
Portugal