Partilhar:

Vinho Tinto
Ornellaia
2018, 75cl
Bolgheri

194,49

 14%

 Imediato

 Servir a 16º-18º

 

Olga Fusari, nota de prova publicada em 15 de Julho de 2019

Ornellaia 2018 interpreta magistralmente o que foi um ano particularmente quente e ensolarado. A cor intensa e escura anuncia um vinho de bela concentração; o nariz, rico e complexo, liberta aromas de frutos vermelhos maduros, acompanhados de notas de tabaco doce e baunilha. O paladar revela uma Ornellaia de grande equilíbrio, uma combinação de firmeza e frescura agradável.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ornellaia

2017 ficará na história como sendo um dos anos mais quentes e secos de sempre. As coisas foram claras desde o início devido a um Inverno particularmente ameno, com temperaturas superiores a três graus acima da média sazonal e chuvas dentro da norma. Consequentemente, as vinhas brotaram muito mais cedo do que o habitual, com quase duas semanas de antecedência. O ciclo vegetativo foi acompanhado de tempo quente, com muito pouca chuva a partir do mês de Março, interrompido por uma descida brusca das temperaturas no final de Abril, que provocou geadas em várias partes da Toscana. Graças aos efeitos atenuantes do mar, as temperaturas mantiveram-se acima de zero ao longo da costa, evitando danos aos rebentos jovens. O tempo quente e seco voltou em Maio, limitando o desenvolvimento vegetativo e o tamanho dos cachos, enquanto a floração ocorria em excelentes condições. Em Julho e Agosto praticamente não choveu, mas felizmente o tempo quente foi compensado por temperaturas mais frescas durante a noite. A colheita começou cedo, com o primeiro Merlot a 24 de Agosto, continuando até à última semana de Setembro com tempo quente e sob céu ensolarado. A chuva finalmente apareceu por volta de meados do mês, arrefecendo as coisas e criando as condições perfeitas para as variedades de maturação mais tardia.
Os cachos foram colhidos à mão em caixas de 15 kg e depois seleccionados à mão numa mesa de triagem dupla, antes e depois de desenrolados, e finalmente esmagados suavemente. Em 2016, para além da selecção manual, foi introduzida a triagem óptica, a fim de aumentar ainda mais a qualidade da selecção. Cada casta e cada bloco de vinha foi vinificado separadamente. A fermentação decorreu em cubas de aço inoxidável e betão a temperaturas inferiores a 25ºC durante uma semana, seguida de maceração durante cerca de 10-15 dias, durante um tempo total na cuba de cerca de três semanas. A fermentação maloláctica teve lugar principalmente em barricas de carvalho, 70% novas e 30% depois de utilizadas. O vinho permaneceu depois em barricas, nas caves da Ornellaia, a temperatura controlada durante cerca de 18 meses. Após os primeiros 12 meses de maturação, o vinho foi montado e depois devolvido às barricas por mais 6 meses. Após o engarrafamento, o vinho envelheceu mais 12 meses antes de ser lançado.

Prémios

Antonio Galloni 97
James Suckling 95-96

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101609

Ornellaia