Partilhar:

Vinho Tinto
Poeira
31 Barricas 2017, 75cl
Douro

39,49

 13.5%

 2016-2023

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2017

Este vinho demonstra aromas intensos, leves, florais, mentolados. É um típico vinho do Douro, amargo combinado com a doçura do fruto, de excelente barrica e de boa extração.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Poeira

O Poeira tenta ser um vinho equilibrado e elegante. Em geral os vinhos do Douro são sustentados no tanino, mas o Poeira é sustentado na acidez. Um vinho muito bebível e apetecível quando novo mas que, ao mesmo tempo, tem capacidade de evoluir. Pretendo que cada vinho seja o espelho das vinhas que lhe dão origem, mantendo o seu perfil mas acompanhando as variações que ocorrem na vinha ano após ano.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104266-1

Poeira

A Quinta está situada no Douro em Provesende, ao longo de uma encosta no vale do Pinhão, na margem direita do rio com o mesmo nome. Tem 9 hectares de vinha, 2 de Olival e 3 de floresta. A vinha tem uma exposição Norte, o que se torna um aspecto fundamental para o estilo de vinho de mesa. As temperaturas na região são sempre muito elevadas no Verão, e numa encosta virada a Norte o amadurecimento das uvas é sempre mais lento, preservando melhor os aromas, sabores e a acidez. O edifício em ruínas ao lado da velha laranjeira foi recuperado e serve agora as funções de casa e adega. Bem no meio da vinha, inserido numa paisagem de cortar a respiração, intensa e deslumbrante. A Adega é minimalista com quatro tradicionais lagares em pedra (com controle de temperatura) e uma antiga prensa vertical. Possui também uma cave climatizada para estágio de barricas com grossas paredes de xisto. É uma Adega pensada para criar vinhos de uma forma muito lenta e cuidada, com tudo o que é preciso para podermos permitir a plena expressão do nosso “terroir”. O Poeira tenta ser um vinho equilibrado e elegante. Em geral os vinhos do Douro são sustentados no tanino, mas o Poeira é sustentado na acidez. Um vinho muito bebível e apetecível quando novo mas que, ao mesmo tempo, tem capacidade de evoluir. Pretendo que cada vinho seja o espelho das vinhas que lhe dão origem, mantendo o seu perfil mas acompanhando as variações que ocorrem na vinha ano após ano. Os “poeiras” vão contando a história da minha quinta. “não quis ficar na rudeza da sua terra e procurou na fineza o seu próprio caráter”.

Morada

Quinta o Poeira 5060-283 Provesende, Portugal