Quinta D’Azinheira
Região: Douro – Sub-região do Baixo Corgo.
A origem: A Quinta D’Azinheira está situada na genuína aldeia de Azinheira, em Santa Marta de Penaguião, num anfiteatro de extraordinária beleza natural, na margem esquerda do rio Corgo. Os vinhos nascem exclusivamente de uvas próprias, cultivadas na propriedade entre os 300 e os 400 metros de altitude.
Entre os maiores legados deixados pelas gerações anteriores estão as vinhas velhas, plantadas em solos xistosos com elevada pedregosidade, e com idades entre os 40 e os 80 anos. Um património vivo que expressa a autenticidade da região.
Vinificação e estágio: As uvas, frescas e no ponto ideal de maturação, foram colhidas manualmente para caixas de 20 kg e transportadas com cuidado até à adega. Após uma criteriosa seleção manual, foram desengaçadas e suavemente esmagadas. A fermentação decorreu em lagares de pedra com pisa e remontagem mecanizadas e controlo de temperatura.
Estágio de 24 meses em barricas novas de carvalho francês. Engarrafado em novembro de 2023.
Perfil físico-químico: Acidez total: 5,8 g/l | Acidez volátil: 0,90 g/l | pH: 3,85 | Açúcares residuais: 0,3 g/l | Extrato seco: 47 g/l.
Enologia: Luís Leocádio.
Harmonização: Perfeito para acompanhar pratos de sabores intensos da gastronomia regional portuguesa, como caça, assados, grelhados, enchidos e queijos de cura.
Prémios
Altamente Recomendado – Revista de Vinhos
Escolha da Imprensa 2024 – Grandes Escolhas
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107758