Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta de Arcossó
Grande Reserva 2019, 75cl
Trás-os-Montes

21,40

 14.7%

 2023-2028

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Julho de 1905

Cor profunda como as montanhas de onde saiu. Aroma profundo e intenso a frutos vermelhos e azeitona preta, com fortes laivos de mineralidade, como a riqueza mineralógica-hídrica da região (a maior da Europa). Palato forte e estruturado como o granito que sustenta as cepas, mas com a subtileza, a suavidade e a frescura do vale que o produz. A menta e as especiarias são os traços dominantes. As sensações são sempre individuais, mas o produto (o vinho) é sempre coletivo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta de Arcossó

O tinto Quinta de Arcossó Grande Reserva, nasce em Arcossó – Vidago – Sub-região da Ribeira de Oura, numa parcela de 10,5 ha, integrada num conjunto de 12 ha, de vinha plantada em 2003, instalada numa encosta ampla de média altitude (400 metros), exposta a Sul, com cerca de 20% de declive. Solo de origem granítica.

As uvas foram vindimadas nos dias 18 de Setembro e 3 de outubro. Foi efetuada a pisa a pé das uvas em dornas de 1000 L e posteriormente colocadas em tonéis antigos de madeira de castanho, com mais de 100 anos, onde se realizou a fermentação alcoólica durante 15 dias. Foram realizadas 2 remontagens diárias totalmente manuais, a balde, e o vinho extraído por gravidade. O vinho efetuou a fermentação malolática em cubas de inox, após a qual regressou 50% a um dos tonéis onde realizou a fermentação alcoólica e os restantes 50% a barricas novas de carvalho Francês com capacidade de 500 litros para fazer um estágio de 12 meses. Trata-se de um vinho em que durante todo o seu processo de vinificação e estágio não foi utilizado qualquer processo mecânico. Engarrafamento em junho de 2022 seguido de estágio de cave durante 6 meses. Trata-se de um vinho que não foi colado nem filtrado.

Abrir e decantar a garrafa algum tempo antes.

Experimente-o com uma posta à Mirandesa, um ensopado de borrego, ou mesmo uma tapenade ou um queijo curado de Trás-os-Montes.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107158

Quinta de Arcossó

Na Ribeira de Oura, entre Vidago e Chaves, Trás-os-Montes, no Norte de Portugal, encontra-se um lugar único para a produção de vinho – A Quinta de Arcossó.

Situada numa região com fortes tradições vitícolas que remontam à ocupação pré-romana, as vinhas estão instaladas numa encosta com exposição convexa para sul a 400 m de altitude e com cerca de 20% de declive. No seu solo de origem granítica crescem espécies vinícolas cuidadosamente selecionadas e adaptadas à região.

Na adega expressa-se todo o potencial das uvas e minimizam-se as operações mecânicas.

Resultado da harmonia perfeita entre a natureza e o homem, nos 12 hectares da quinta de Arcossó, produz-se desde 2005 vinho de excelência.

Em cada garrafa da quinta descobrem-se vinhos únicos, repletos de aromas complexos e rematados por densos e prolongados fins-de-boca.

Morada

Quinta de Arcossó
Lugar do Penedo do Lobo, n.º9, 5425-023 Arcossó
T +351 276999109
Email: [email protected]