Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Crasto
Altitude 430 2020, 75cl
Douro

17,11

 12.5%

 2022-2035

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 8 de Maio de 2022

De cor granada, apresenta no nariz expressivas notas de frutos vermelhos, em perfeita sintonia com suaves aromas de bosque e especiaria fina. Na boca inicia de forma envolvente, evoluindo para um vinho de excelente volume e textura fina. Um vinho que demonstra toda a frescura e elegância das castas Tinta Francisca e Touriga Nacional, quando plantadas a uma cota de altitude de 430 metros e exposição norte. Um vinho sedutor que termina com excelente frescura e muita elegância.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Crasto

O vinho Crasto Altitude 430 é o resultado do trabalho de investigação desenvolvido pelas equipas de viticultura e de enologia da Quinta do Crasto visando a exploração do potencial das muitas castas autóctones da região do Douro.
As características diferenciadoras do vinho Crasto Altitude 430 são, em primeiro lugar, as castas utilizadas – Tinta Francisca (70%) e Touriga Nacional (30%) – castas portuguesas, típicas do Douro, que compõem o lote final que a Quinta do Crasto considera que satisfaz este perfil de vinho. A casta Tinta Francisca, por ser uma casta que, em altitude, sempre apresentou uma boa frescura e uma componente aromática muito interessante, produzindo um vinho com uma cor mais aberta, mas com uma excelente estrutura. A casta Touriga Nacional, por se tratar de uma casta muito expressiva e que, também em altitude, apresenta ótima acidez, ótima frescura natural e, aromaticamente, apresenta aromas de frutos vermelhos mais frescos e não uma fruta tão densa como às vezes é normal nas uvas de Touriga Nacional de cotas mais baixas. A vinificação do vinho Crasto Altitude 430 também é diferenciadora, obedecendo a um processo diferente do habitual na produção da restante gama de vinhos da Quinta do Crasto.
Vinificação: As uvas, vindimadas e transportadas em caixas de 22 kg, foram sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Foram posteriormente desengaçadas, ligeiramente esmagadas e transferidas para cubas de fermentação em aço inox com controlo de temperatura, onde fermentaram durante 4 dias com macer- ação pelicular e extração muito ligeira. Foram depois prensadas para barrica onde terminaram a fermentação.
Envelhecimento durante 12 meses em barrica usada de carvalho francês.

Prémios

Medalha de Bronze – Decanter World Wine Award (UK / 2022)
17.5/20 Revista Grandes Escolhas (PT / 2021)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106209

Quinta do Crasto

Situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas. Fazem também parte do património da empresa a Quinta do Querindelo, com 10 hectares de Vinhas Velhas, e a Quinta da Cabreira, no Douro Superior, com 114 hectares de vinha. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Como costuma ser com as grandes Quintas do Douro, a origem da Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos – o nome Crasto deriva do latim “castrum”, que significa forte romano.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e as instalações de vinificação. Isto tem assegurado a produção de vinhos de elevada qualidade, tais como os vinhos Crasto, Crasto Superior e Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas; os vinhos monovarietais Quinta do Crasto Tinta Roriz e Quinta do Crasto Touriga Nacional, os vinhos monovinha Quinta do Crasto Vinha da Ponte e Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa, assim como também vinhos do Porto de categorias especiais Finest Reserve, LBV e Vintage.

Na Quinta do Crasto utilizamos as mais avançadas tecnologias de vinificação, conjugadas com o tradicional método de pisa a pé em lagares. A concretização de todos os investimentos, associada à paixão que é colocada na elaboração dos vinhos, levou ao reconhecimento da Quinta do Crasto no panorama vinícola nacional e internacional.

Morada

Quinta do Crasto, S.A.

Quinta do Crasto
Gouvinhas
5060-063 Sabrosa
Portugal