Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta dos Murças
Minas 2021, 75cl
Douro

11,77

 12.5%

 Imediato

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 7 de Março de 2018

Este tinto apresenta uma cor intensa, com laivos violeta, e um aroma exuberante e concentrado onde dominam os frutos vermelhos e pretos maduros, alguns aromas florais e aromas balsâmicos, como a esteva. O paladar é dominado pela frescura e vivacidade, possui taninos firmes e maduros, com uma acidez bem envolvida. Termina longo e persistente, sobressaindo o equilíbrio entre a sua frescura e maturação.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta dos Murças

O Quinta dos Murças Minas provém de vinhas plantadas numa encosta entre os 110 e os 300 metros de altitude. São estas vinhas, orientadas a sul, mais expostas, cujas uvas atingem maior concentração. Nestas mesmas encostas existem várias minas de água, que refrescam o ambiente e permitem um equilíbrio entre a maior maturação e a frescura tão característica de Murças.

Foi um ano marcado por um Inverno mais quente e seco que o habitual e uma Primavera com grandes oscilações de temperatura e precipitação. O início do Verão ficou marcado pelas trovoadas e granizo intenso que ocorreram no final de junho e por um mês de Julho mais fresco e húmido. Em Agosto as temperaturas aumentaram o que acabou por acelerar a maturação. Iniciamos a vindima das uvas tintas no dia 2 de Setembro, com boa acidez e intensidade.

Modo de produção: Biológico ( Sativa)

Geologia do solo: Xisto; Meteorização de Xistos, Xistos gregosos; Meteorização de xistos gregosos.

Idade das vinhas: Vinhas mais antigas plantadas em 1987 e as mais recentes em 2011.

VINIFICAÇÃO

Vindima manual, mesa de seleção, desengace, esmagamento, pisa a pé, fermentação alcoólica com leveduras indígenas a temperaturas controladas (25o a 28oC) em lagares de granito e prensagem numa antiga prensa vertical.

ESTÁGIO

Em cubas de betão e em barricas de carvalho francês usado, durante cerca de 9 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101548

Herdade do Esporão

Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, o Esporão é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.
Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.
O Esporão está presente na região do Alentejo, onde produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgens extra. Integrado nas adegas, está o Enoturismo da Herdade do Esporão. Na continuidade do projecto do Esporão está a Quinta dos Murças, propriedade na região do Douro, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão.
O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo.
A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam o prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”. O Esporão foi também distinguido com o prémio nos “Green Project Awards 2013” pelas práticas de produção agrícola sustentável e obteve menção honrosa pelos projectos de redução de água, energia e resíduos.
Em 2014, o Esporão integrou a lista “100 melhores produtores do ano” da Wine&Spirits e venceu os “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”.

Morada

Esporão S.A.

Av. do Restelo, nº 44
1400-315 Lisboa
Portugal