Quinta dos Roques
Um vinho que satisfaz tanto os apreciadores de vinhos jovens e frutados como os que valorizam a evolução em garrafa. Dentro de 10 anos, apresentará certamente uma maior complexidade e será motivo de orgulho para o enólogo.
VINDIMA E ANO DE PRODUÇÃO
O ano de 2019 revelou-se muito equilibrado, permitindo a produção de uvas de excelente qualidade.
Um inverno seco e ameno foi seguido por uma primavera menos chuvosa do que o habitual, com exceção de abril, que teve precipitação ligeiramente superior à média, favorecendo a ausência de doenças na vinha e uma boa floração de todas as castas.
Os meses de verão apresentaram temperaturas elevadas, normais para a estação (sem os excessos verificados em 2018). Dois dias de chuva ligeira em agosto e outros dois em setembro permitiram o reequilíbrio hídrico nas vinhas, contribuindo para uma maturação equilibrada e excelente sanidade das uvas.
A vindima decorreu entre 10 de setembro e 4 de outubro, em ambiente descontraído, com tempo seco e soalheiro.
As uvas apresentaram maturação homogénea, excelente estado sanitário e concentração, com um equilíbrio notável entre açúcares e acidez.
VINIFICAÇÃO
Touriga Nacional (45%), Jaen (20%), Alfrocheiro (15%), Tinta Roriz (5%), Tinto Cão (3%), Rufete (2%) e outras (10%).
Vinho de “vinha única” (Single Vineyard) e mistura de campo (Field Blend). Todas as uvas provêm da Vinha do Pessegueiro, onde as castas são plantadas em conjunto. Desengace total seguido de prensagem suave. Fermentação em cubas de inox com leveduras selecionadas, a temperaturas controladas entre 28 ºC e 30 ºC. Maceração durante 12 dias com remontagens suaves.
ESTÁGIO
Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês de 225 L.
ENGARRAFAMENTO
O vinho foi sujeito apenas a uma ligeira filtração com cartuchos de celulose para preservar a sua integridade. Engarrafado em agosto de 2022.
PARÂMETROS ANALÍTICOS
Acidez total: 6,33 g/L (C4H6O6) | Acidez volátil: 0,81 g/L (C2H4O2) | Extrato seco: 30,5 g/L
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106098