Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta Nova
Vinha Centenária Referéncia P28/P21 2019, 75cl
Douro

94,68

 14.5%

 2020-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Maio de 2021

Vinho pleno de mineralidade, frutos azuis, rico em notas especiadas e de estrutura firme. Boca concentrada, densa e complexa.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta Nova

Foi na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo que decorreu o primeiro estudo para a plantação monovarietal na região do Douro. Entre 1979 e 1981 em conjunto com o Ministério da Agricultura Português, através do Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro, escolheram se na Quinta Nova as melhores exposições solares para o estudo de plantação de três castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca.

A Parcela 28 plantada com a casta Tinta Roriz, composta por 2650 pés e um declive de 25% localiza-se a uma altitude entre os 205 e os 210 metros. Esta casta demonstra bem o desafio vitivinícola e a persistência humana em preservar um Douro antigo e autêntico. A austeridade da casta é notória em boca, mas ao mesmo tempo, somos seduzidos
por uma sofisticação algo contemporânea que, aliada à vinha centenária (Parcela 21) origina, um lote que revela uma Referência no Douro português um vinho pleno de mineralidade, frutos azuis, rico em notas especiadas com uma estrutura firme e uma boca bem estreita. A elevada concentração, a densidade e a profundidade expressam bem a sua origem.

Prémios

97/100 Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106299-1

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é um local de extrema beleza, no coração do Douro, e propriedade da família Amorim desde 1999.
A ligação da família ao vinho vem de longe, através da sua ligação às casas exportadoras de Vila Nova de Gaia, por via do negócio da cortiça, mas nessa data esta ligação resultou na concretização de um sonho e o projecto está hoje nas mãos da 4ª geração da família.
Com uma história superior a 250 anos, a quinta exibe uma traça conservada e o edifício original da adega de 1764, após intervenções a cargo do Arquitecto Arnaldo Barbosa.
Mas a quinta é muito anterior a 1764 e história confirma-a como uma grande terra pertencente à Casa Real Portuguesa, tendo sido identificado o seu primeiro proprietário em 1725. A adega vinificava mais de 3.500 pipas de vinho, de parcelas e quintas vizinhas, tendo sido logo «integrada na primeira demarcação da região». Os locais históricos que ainda hoje estão preservados dão a perceber todo este peso histórico.
O espírito empreendedor e visionário da família fez entretanto a diferença pois, aliado a uma aposta apaixonada no futuro, determinaram o início de múltiplas alterações para um caminho de excelência enológica.

Morada

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, S.A

Quinta Nova
5085-222 Covas do Douro – Portugal