Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta Vale D. Maria
Vinhas Velhas 2022, 75cl
Douro DOC

50,27
67,03/lt

 14%

 2024-2044

 Servir a 16º-18º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 29 de Julho de 2023

O Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas é um vinho com aromas ricos provenientes de frutos vermelhos, tais como amora silvestre e cereja madura, juntamente com as notas florais de violeta e esteva. Apresenta uma estrutura elegante e concentrada, suculento no paladar, equilibrado e fresco, com um final de persistência notável. É um clássico do Douro em todo o seu esplendor, que mereceu dos mais reputados críticos do mundo algumas pontuações que refletem a sua extraordinária qualidade.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta Vale D. Maria

Um field blend de 41 castas diferentes, incluindo Rufete, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Sousão, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e outras típicas do Douro, provenientes dos 15 hectares de vinhas velhas originais da Quinta Vale D. Maria. Com idade superior a 60 anos e exposições Sul, Sudeste, Sudoeste, Nascente e Poente, estas vinhas dão origem ao primeiro e mais emblemático vinho da Quinta, o Vinhas Velhas, que celebra o que o Douro tem de mais especial.

O prodígio desta vinha é a combinação única das 41 castas, que começa no solo, prossegue nos cestos e se concretiza no lagar após cuidadosa seleção. Este processo torna o Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas um vinho singular, resultado de uma “receita” à qual só a própria natureza tem acesso.

Vinificação: As vinhas estão divididas em parcelas, com colheita manual. As uvas são selecionadas antes da adega, desengaçadas e parcialmente esmagadas para o lagar, onde são pisadas a pé. Em cubas de aço inox, realizam-se remontagens manuais. Os vinhos são depois transferidos para cubas de aço inox ou barricas de carvalho francês (225 litros), provenientes de diversas tanoarias, onde ocorre a fermentação malolática. Cada lote estagia 20 meses em barricas, mantendo-se separado até à composição do lote final, cerca de um mês antes do engarrafamento.

Enólogos: Diogo Campilho, Rui Viana, Valérie Lavigne

Harmonizações: Ideal com pratos sofisticados que realçam a sua estrutura elegante e concentração frutada: carnes vermelhas grelhadas ou assadas, caça, queijos curados de pasta dura e risotos intensos, como os de cogumelos selvagens ou trufa. Estas combinações destacam a sua acidez equilibrada e persistência notável.

Prémios

94/ 100 – James Suckling
93/ 100 – Revista de Vinhos
93/ 100 – Wine Enthusiast

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105938

Lemos & Van Zeller

A Quinta Vale D. Maria é uma antiquíssima propriedade no coração da Região Demarcada do Douro. Uma pequena mas dedicada equipa de viticultores e enólogos – Sandra Tavares da Silva, Joana Pinhão e Cristiano van Zeller – tenta assegurar que cada um dos vinhos do Porto ou Douro DOC representem o melhor do que a Região tem para oferecer. Os esforços tentam caracterizar-se pela inovação e diferenciação. O objectivo é que os vinhos reflictam personalidade, carácter, prazer, divertimento, sendo dirigidos para as pessoas e para o prazer da vida.

Morada

Lemos & van Zeller, Lda.

Rua de Gondarém, 1427 – 2º Dt. Ala Norte
4150-380 Porto
Portugal