Quinta Vale D. Maria
Um field blend de 41 castas diferentes, incluindo Rufete, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Sousão, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e outras típicas do Douro, provenientes dos 15 hectares de vinhas velhas originais da Quinta Vale D. Maria. Com idade superior a 60 anos e exposições Sul, Sudeste, Sudoeste, Nascente e Poente, estas vinhas dão origem ao primeiro e mais emblemático vinho da Quinta, o Vinhas Velhas, que celebra o que o Douro tem de mais especial.
O prodígio desta vinha é a combinação única das 41 castas, que começa no solo, prossegue nos cestos e se concretiza no lagar após cuidadosa seleção. Este processo torna o Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas um vinho singular, resultado de uma “receita” à qual só a própria natureza tem acesso.
Vinificação: As vinhas estão divididas em parcelas, com colheita manual. As uvas são selecionadas antes da adega, desengaçadas e parcialmente esmagadas para o lagar, onde são pisadas a pé. Em cubas de aço inox, realizam-se remontagens manuais. Os vinhos são depois transferidos para cubas de aço inox ou barricas de carvalho francês (225 litros), provenientes de diversas tanoarias, onde ocorre a fermentação malolática. Cada lote estagia 20 meses em barricas, mantendo-se separado até à composição do lote final, cerca de um mês antes do engarrafamento.
Enólogos: Diogo Campilho, Rui Viana, Valérie Lavigne
Harmonizações: Ideal com pratos sofisticados que realçam a sua estrutura elegante e concentração frutada: carnes vermelhas grelhadas ou assadas, caça, queijos curados de pasta dura e risotos intensos, como os de cogumelos selvagens ou trufa. Estas combinações destacam a sua acidez equilibrada e persistência notável.
Prémios
94/ 100 – James Suckling
93/ 100 – Revista de Vinhos
93/ 100 – Wine Enthusiast
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105938