Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2023
No nariz, é profundo e intenso, com um toque selvagem, muita fruta fresca, um lado balsâmico e toque de cogumelos. Na boca, os taninos são firmes, a acidez grita. É intenso, vigoroso e agudo. Pronto a beber agora. Mas o tempo ainda vai trazer muito mais camadas a este grandíssimo vinho.
Diz-se que os grandes vinhos nascem de condições difíceis. Não há muito mais difícil que Colares. Solos secos, fortes ventos salgados, humidade e clima fortemente nublado. Na quinta do Cameijo, as vinhas de pé-franco crescem junto ao solo, no calor abrigado das areias da região. Por isso mesmo, o trabalho é imenso e quase todo artesanal.
Mas compensa! Vinhos que atravessam gerações. Frescos, salinos, minerais e com uma complexidade fascinante.
Para elaborar este Ramilo Ramisco de Colares, as uvas foram colhidas à mão e criteriosamente escolhidas e desengaçadas à chegada à adega.
A fermentação ocorreu em lagar, com pisa a pé durante uma semana.
Depois da fermentação malolática o vinho estagiou 3 anos em barricas de carvalho Francês antes de ser engarrafado.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105415-2
Ramilo Wines
Desde 1937 que a família Ramilo se dedica ao vinho na Costa atlântica entre Colares e Mafra, outrora uma das mais afamadas regiões vitícolas portuguesas. Quatro gerações depois, inconformados com o abandono das tradições locais, os irmãos Pedro e Nuno Ramilo largaram tudo e regressaram às suas origens. Enfrentaram bloqueios, moveram pedras e montanhas, reabilitaram as quintas, salvaram vinhas antigas e replantaram novas. Resgataram ao esquecimento as verdadeiras vinhas de Colares e as castas nobres da região.