Partilhar:

Vinho Tinto
Tenuta San Guido
Sassicaia 2010, 75cl
Toscana

395,50
527,33/lt

 2012-2042

 Servir a 16º-18º

94/100  Wine Spectator

 

James Suckling, nota de prova publicada em 10 de Junho de 2013

O Sassicaia 2010 acabou de ser lançado e é uma garrafa excecional. Acho que as pessoas vão adorar este novo Sassicaia. O vinho é muito aromático, com groselha, frutos secos, cacau e toques de madeira. É encorpado, com taninos intensos mas muito polidos e um final longo. Muito refinado e belo, com um final vivo. O Cabernet Franc nota-se especialmente no final. Vivo. Difícil de resistir a beber já.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tenuta San Guido

A colheita de 1968 marcou a estreia do Sassicaia, um vinho ousado que, na altura, rompeu com a forma tradicional de fazer vinho na Toscana.

O nome “Sassicaia” vem do solo pedregoso de onde provém e, pela sua natureza, está destinado a ir longe — culminando no reconhecimento da DOC Bolgheri Sassicaia.

Numa propriedade que se estende por 2.500 hectares, escolhemos plantar vinhas exclusivamente nas parcelas mais adequadas, ocupando apenas uma pequena parte da superfície total. Trata-se de uma área única pelo tipo de solo, microclima e exposição, que merece a sua própria denominação: DOC Bolgheri Sassicaia.

O clima em 2010 foi caracterizado por um inverno longo e rigoroso e uma primavera chuvosa e fresca. Esta tendência levou a um atraso na floração e na véraison e, consequentemente, a um desenvolvimento vegetativo mais lento. A partir dos primeiros dez dias de junho, as temperaturas estiveram dentro da média sazonal, com grandes variações entre o dia e a noite, favorecendo o desenvolvimento dos aromas. O correto desenvolvimento das plantas foi apoiado por um julho muito quente e ensolarado e pela total ausência de chuva. Em agosto, registaram-se cerca de 70 mm de precipitação sem ultrapassar os 32 graus.

Vindima: A vindima começou 2 a 3 semanas mais tarde do que nos anos anteriores. Isto deveu-se ao atraso da primavera provocado pelas baixas temperaturas, que nunca foi recuperado durante o verão. O bom tempo, com dias ensolarados e ventosos, proporcionou o enquadramento ideal para a colheita do Cabernet Sauvignon e do Cabernet Franc. A vindima foi assim concluída em meados de outubro, com uvas maduras, de excelente desenvolvimento polifenólico, equilíbrio de açúcares e baixo teor alcoólico, em harmonia com a nossa filosofia enológica.

Vinificação: Fermentação em cubas de aço inoxidável a temperatura controlada de cerca de 30°–31°C. Duas semanas de maceração com as películas, com várias remontagens e délestages. A fermentação malolática ocorreu em cubas de aço. Após a conclusão da fermentação malolática, o vinho foi colocado em barricas de carvalho francês e, em pequena parte, em carvalho americano, onde estagiou durante um período entre 20 e 25 meses. A duração do estágio é tecnicamente decidida com base na evolução sazonal da colheita.

Prémios

97/ 100 – Wine Enthusiast
94/ 100 – Falstaff

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105844-7

Tenuta San Guido

Tenuta San Guido tem o nome do Santo Guido della Gherardesca que viveu durante o século XI. Está localizada na costa do Tirreno, entre Leghorn e Grosseto, em Maremma, uma área tornada famosa pelo vencedor do prémio Nobel italiano Giosuè Carducci, e estende-se por 13 km desde o mar até às colinas.

Três são as suas características definidoras: o vinho de Sassicaia, a exploração minuciosa Razza Dormello-Olgiata e o Santuário das Aves Padule di Bolgheri. Eles dividem a propriedade entre o Padule na costa, os campos de treino de cavalos na planície, e as vinhas plantadas até 350 metros nas colinas. A estes últimos foi atribuído o seu próprio DOC, o DOC Bolgheri Sassicaia, o primeiro, e até agora único caso em Itália de um DOC contido numa propriedade.

Morada

Tenuta San Guido

Loc. Le Capanne n. 27
57022 BOLGHERI (LI)
ITALY

Tel. : +39 – 0565 – 762003 / 762026

www.tenutasanguido.com