Partilhar:

Vinho Branco
Soalheiro
Granit 2022, 75cl
Vinhos Verdes

12,99

 13%

 2023-2029

 Servir a 8º-10º

89/100  Wine Spectator

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Junho de 2023

O Granit tem uma cor amarela-limão brilhante, exibindo aromas elegantes com notas mais minerais. O sabor é crocante, seco e persistente, com sabores mais terrosos e pedregosos. No palato, a sensação de salinidade reflecte o impacto dos solos graníticos no Alvarinho.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Soalheiro

Com o nome correto de Granit, este vinho é todo ele mineral. Com menos fruta e mais acidez, revela uma dimensão invulgar do Alvarinho da montanha. A sua elegância e textura crocante fazem do Soalheiro Granit um vinho muito gastronómico.

TERROIR
O Granit é produzido a partir de uvas Alvarinho provenientes de uma seleção específica de pequenas vinhas plantadas plantadas em solos graníticos. Atualmente, estas vinhas situam-se a cerca de 400 metros de altitude na na sub-região de Monção e Melgaço. À medida que a altitude da vinha aumenta, as características características frutadas do Alvarinho dão lugar a uma maior acidez e notas minerais. As parcelas são escolhidas devido à mineralidade e menor fertilidade do solo, fazendo com que as raízes das videiras As raízes das videiras Alvarinho enraízam-se profundamente nas encostas das montanhas para encontrar nutrientes.

VINIFICAÇÃO As uvas provenientes destas vinhas de altitude são vindimadas à mão. Após a prensagem, e antes da fermentação, o mosto é clarificado. A fermentação decorre em cubas de inox a uma temperatura mais elevada do que a habitual para o vinho branco (22ºC). Isto garante que o carácter naturalmente frutado do Alvarinho não se sobreponha à delicada mineralidade que procuramos neste vinho. A bâtonnage e o envelhecimento sobre as borras finas melhoram a estrutura do vinho antes do seu engarrafamento.

ACIDEZ TOTAL (g/dm) 5,6
AÇÚCAR RESIDUAL Seco
pH 3,34
ACIDEZ VOLÁTIL (g/dm) 0,42

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101792

Quinta de Soalheiro

A Quinta de Soalheiro, localizada em Melgaço (o ponto mais Norte de Portugal), está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram à plantação da primeira vinha contínua de Alvarinho, em 1974, e posteriormente, à criação da primeira marca de Alvarinho de Melgaço – Soalheiro, em 1982.

Morada

Vinusoalleirus, Lda.

Alvaredo – Melgaço
4960-010 Alvaredo
Portugal