Uma história que nasceu na Guerra Civil. Antonello Favro era um soldado italiano que chegou a Fontecha (País Basco, no norte de Espanha) em 1936 para lutar durante a Guerra Civil Espanhola. Antonello ensinou Tomás Ortíz de Zárate, a produzir vodka. Utilizando uma receita original trazida dos campos de Piemonte, aproveitaram as batatas locais, abundantes e de boa qualidade, para criar à mão os primeiros destilados.
Essa antiga receita foi preservada até aos dias de hoje. Assim como o antigo alambique com mais de 70 anos. A destilaria Basque Moonshiners nasceu dessa antiga receita, com a sua primeira criação, a vodka BASMOON a que se seguiram outros destilados.
Fundada em 2014, a Basque Moonshiners é uma microdestilaria. Cada um dos seus destilados é feito à mão com cuidado, dando ênfase a cada detalhe. Os lotes não ultrapassam 1.100 garrafas, numeradas manualmente pelo Mestre Destilador Juan Carlos Ortíz de Zárate.
Inspirada nos “moonshiners” – os corajosos destiladores americanos que desafiaram a “Proibição” durante a Lei Seca, destilando a sua própria aguardente durante a noite em panelas e alambiques de cobre, escondidos nas florestas – a destilaria, liderada pela antiga panela em que os destiladores bascos produziram os seus licores caseiros, em breve hospedará novas criações: produtos de qualidade, novos no mercado e artesanais.
Porque como os “moonshiners” às vezes temos de correr riscos, para desfrutar de coisas boas.
Morada
C/ Düsseldorf 5, Pab. 21. 01010. Vitoria-Gasteiz, Álava, Espanha