Quando falamos de vinhos fortificados, obviamente que o primeiro que nos vem à cabeça, é o vinho mais famoso do mundo, feito no Douro, na primeira região demarcada (1756) – o vinho do Porto. Nasce de um acidente no século XVII, durante as longas viagens entre Portugal e Inglaterra. Era adicionado aguardente ao vinho de mesa para que pudesse resistir às travessias marítimas. A sua primeira e famosa colheita em 1820. Serviu de inspiração, sugerindo a fortificação do mosto pouco depois do inicio da sua fermentação.

Os vinhos do Porto são divididos em 3 estilos:

Porto Branco

Este vinho é vinificado (da mesma maneira que um vinho tinto) mas com uvas brancas. O mosto está sempre em contacto com as películas, processo de maceração que atribui ao vinho, uma grande parte de polifenóis, que lhes permite envelhecer em condições oxidativas. Também se encontram as menções Reserva ou Indicação de Idade (10, 20, 30 ou + 40 anos).

Porto Ruby – são os vinhos do Porto que envelhecem dentro da garrafa.

Ruby Reserva

Jovem, poderoso, frutado – consumo imediato, mas se envelhecer 2 ou 3 anos na garrafa não perde.

Late Bottled Vintage (LBV)

De um só ano de colheita, envelhece de 4 a 6 anos e pode ser consumido de imediato ou envelhecido em garrafa vários anos.

Porto Vintage

Jóia da coroa é o único Porto que amadurece em garrafa. Produzido a partir de uvas de um único ano e engarrafado dois a três anos após a vindima, evolui gradualmente durante 50 anos em garrafa.

Porto Single Quinta Vintage

É um vintage de um só ano e de uma única vinha, o que lhe confere um carácter ímpar.

Porto Tawny – são os vinhos que envelhecem em madeira de carvalho e quando são engarrafados estão prontos para serem consumidos.

Tawny Reserva

Com um envelhecimento médio de 6 anos, apresenta grande elegância de sabores.

Tawny 10 anos

É um Tawny reserva feito a partir de um lote de vinhos com uma idade média de 10 anos de idade.

Porto Tawny 20 anos

Estes vinhos mais evoluídos, têm grande intensidade de aromas e sabores (baunilha e frutos secos). São feitos a partir de um lote de vinhos com uma idade média de 20 anos de idade.Porto Tawny 30 anos

Com um envelhecimento mais longo em pipas de madeira, estes vinhos têm características mais complexas, como mel, especiarias, alperces secos, avelãs e baunilha. São feitos a partir de um lote de vinhos com uma idade média de 30 anos de idade.

Porto Tawny 40 anos
São vinhos maravilhosos, concentrados e complexos que “explodem” na boca. São feitos a partir de um lote de vinhos com uma idade média de 40 anos de idade.
Porto Colheita

São vinhos de uma só colheita que são envelhecidos por um período mínimo de 7 anos.

E como o vinho do Porto vem da Vinha,

Conheça Aqui algumas opções para saborear ainda mais esse prazer!!!

Txim Txim

Texto por: João Guedes.

 

 

 

Partilhar: