Nem todos são conhecedores do mundo dos vinhos e nem têm de o ser. Contudo, há certos cuidados a ter na hora de servir e de beber vinho, que deve levar em consideração… Ainda para mais se estiver num sítio público! Depois de ler este artigo, qualquer pessoa o vai achar um expert no mundo dos vinhos!

Vamos propor que se imagine num restaurante com alguns convidados:

  • O sommelier vem servi-los de vinho e começa por si. Encheu cerca de 1/3 do seu copo. O que fazer agora? Deve ou não provar o vinho no momento? A resposta é sim! Não deve esperar que o sommelier vá embora. O ideal nesta altura é que prove o vinho e, no caso de lhe parecer tudo bem, pedir para que sirva os seus convidados. Esta regra aplica-se ainda mais a vinhos antigos, que poderão já não estar no melhor estado, evitando assim uma desagradável experiência para os seus convidados.
  • Mas como provar o vinho?! O primeiro passo é pegar no copo, claro. Mas da forma correta: pelo pé, para evitar aquecer o vinho. À parte esse contra, é também um gesto mais elegante do que pegar no copo de mão cheia!
  • Está agora de copo na mão. Não. Não é agora que o vai provar! Antes disso, observe a intensidade da cor do vinho, a sua limpidez. Em movimentos circulares, agite ligeiramente o copo, de modo a difundir os aromas. Aproxime-se e cheire. Estes são os primeiros passos para uma degustação bem feita.
  • Agora sim, está finalmente preparado para a dita prova. Não, não vai beber todo o vinho que lhe foi posto no copo. Beber de golada não permite que sinta o verdadeiro sabor do vinho, para além de que não é um gesto muito correto. Também não deve bochechar o vinho na sua boca como se de um elixir se tratasse. É um gesto indelicado e desnecessário. Prove uma pequena quantidade, espalhe o vinho pela boca, de modo a sentir todos os seus aromas, e desfrute desse momento.
  • Entretanto, já durante a refeição, depois de o sommelier ter ido embora, pretende servir os seus convidados que já têm os copos vazios. Não se esqueça que não deve servir o vinho até à borda do copo, mas sim até 1/3. (Na verdade, se uma garrafa de vinho for corretamente distribuída, deverá servir precisamente 5 copos, cerca de 150 ml por copo.) Não se esqueça: o vinho é para acompanhar uma refeição – não deve exagerar nas quantidades, de modo a evitar desagradáveis surpresas!
  • Para que, ao servir os seus convidados, não pingue vinho para a toalha ou, pior, para as suas roupas, deve servir o vinho delicadamente, segurando a garrafa com as duas mãos e, no fim, rodar ligeiramente a garrafa, para que não pingue. É um gesto que mostra delicadeza, cuidado com os convidados e é elegante!

À vossa!

Partilhar: