Partilhar:

Espumante
Quinta do Ferro
Dom Ferro Reserva Bruto 2015, 75cl
Vinhos Verdes

8,99

 12%

 2020-2024

 Servir a 8°-10°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 12 de Julho de 1905

Cor citrina. Aroma elegante com notas cítricas e frutos secos, apresenta bolha muito pequena e persistente. É fino e equilibrado na boca, com a acidez bem inserida no conjunto, a provocar um ótimo e prolongado final.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Ferro

A Quinta do Ferro foi pioneira desde a sua fundação em 1999, sendo a 1ª adega na região a ser construída e desenhada de raiz para produzir espumante e é ainda hoje produtor de referência de espumante na região dos vinhos verdes.

A vinha está sob um microclima especial e em solo granítico com baixo teor de matéria orgânica, o que lhe confere mineralidade, salinidade e um toque vegetal; localizada a mais de 600 metros de altitude, batizada de “vinha da montanha”, é dela que se colhem as uvas para o Dom Ferro Reserva Bruto, por terem as características fundamentais (têm de forma natural o álcool e acidez perfeita para para serem uma boa base de espumante).

Vinificação: As uvas são selecionadas e colhidas à mão para pequenas caixas, sendo prensadas suavemente num curto espaço de tempo, o mosto lágrima é recolhido e decantado durante 4 horas. A fermentação alcoólica decorre durante aproximadamente 1 mês, a 12ºC, em pequenas cubas de inox. Estabilização natural com estágio mínimo de 12 meses sobre borras finas. Segunda fermentação em garrafa efetuada segundo o Método Clássico. Estágio e maturação em cave superior a 36 meses.

Gastronomia: Servido entre 8/10 º C com todos os tipos de carnes, peixes e frutos do mar. Com sobremesas ou servido como aperitivo.

Prémios

91/100 Robert Parker (By the Wine Advocate) Mark Squires
Medalha de Prata – Sakura Japan Awards 2017
Commended medal- SWA Sommelier wine awards 2018
Seal of Approval – AWC VIENNA AWARD’S 13
Vinho Espumante do ano 2012

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107129

Bruno Ribeiro & Eugénio de Sousa lda

A Quinta do Ferro foi pioneira na sua fundação, sendo a 1ª adega na região a ser construída e desenhada de raiz para produzir espumante.
Fundada em 1999, é um projeto familiar que se situa na margem direita do rio Douro em Gestaçô Baião, sub-região da região do Vinho Verde, e na fronteira com a região do Douro, também conhecida por” Douro Verde”. Em 2022 a Bruno Ribeiro & Eugénio de Sousa Lda., assume o controle da Quinta do Ferro dando continuidade ao projeto e cria a marca Coroa do Ferro
Na Quinta do Ferro a aposta foi nas castas autóctones, produzindo assim, só uvas portuguesas; são elas o Avesso, casta nativa de Gestaçô Baião, uma uva branca, única e original, de personalidade vincada e complexa; o Arinto, uva branca plantada um pouco por todo o País, aromática, fresca, com boa acidez e mineralidade; e por fim, uma uva muitas vezes mal compreendida, o vinhão, uva tinta e tintureira, de cariz forte, plantada sobretudo no norte do País, e que pelas caraterísticas do terroir da Quinta perde a típica aspereza, e ganha elegância e suavidade.
As 2 vinhas principais, estão sob um microclima especial e são de solo granítico, que lhe confere mineralidade, salinidade e um toque vegetal; uma vinha está a quase 400 metros de altitude, conhecida por ser a vinha ribeirinha; a outra encontra-se a mais de 600 metros de altitude, considerada vinha da montanha. Esta é a vinha principal, a da montanha, e é daqui que se colhem as uvas para o espumante.
A Quinta do Ferro é premiada a nível nacional e internacional e objeto de boas críticas dos grandes “opinion makers” do mundo, como Robert Parker e Sarah Ahmed.

Morada

Rua de Santo, 271, Gestaçô | 4640-230 Baião | Portugal
[email protected]
+351 914 424 321
+351 254 881 975