Partilhar:

Vinho do Porto
Fonseca Guimarães
Vintage 2018, 75cl
Douro

41,95

 20%

 2020-2040

 Servir a 14º-16º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Novembro de 2020

Cor preto-púrpura quase impenetrável no centro, com uma estreita faixa violeta no bordo. O nariz é denso e compacto, com profundidade e estrutura impressionantes. A qualidade da fruta é excelente, uma deliciosa mistura de aromas de frutas vermelhas e pretas misturadas com notas de chocolate preto, características marcantes dos vintages da Fonseca. À volta deste núcleo de frutas poderosas e complexas, há uma aura de aromas balsâmicos e menta. Embora o nariz seja sumptuoso e sedutor, há um atraente e firme lado, fornecido pela grafite e uma mineralidade fina. A primeira impressão no paladar é de sedosa suavidade, mas os taninos explodem repentinamente no palato com uma pungência assertiva e um fio de acidez que percorre o paladar para proporcionar uma frescura viva. Há uma abundância de frescos sabores de frutos silvestres que permanecem até ao longo final. Este excelente Vintage Guimaraens exibe vigor e profundidade, mas é suficientemente flexível e expressivo para ser bebido mais cedo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Fonseca Guimarães

O carácter dos vinhos de 2018 foi influenciado por um ano vitícola incomum e ocasionalmente desafiador. Após um ano muito quente e seco de 2017, em meados de Janeiro, 56% de Portugal, em particular o nordeste, foram declarados em seca severa. Felizmente, Março foi muito húmido e as fortes chuvas, totalizando 223 mm no Pinhão, encheram as reservas de água subterrânea que vieram a mostrar-se vitais durante o período de maturação. Até ao final de Junho, o clima permanecia frio e húmido, causando míldio em algumas vinhas, e as tempestades de granizo em 28 de Maio causaram danos extensos em algumas propriedades da região do Pinhão. O ciclo da vinha estava cerca de três semanas atrás do ano anterior, com o pintor a chegar apenas no final de Julho. O tempo em Julho foi seco e relativamente ameno, mas em Agosto houve a chegada de um clima intensamente quente, com temperaturas bem acima de 40 ° C no Douro Superior, nos primeiros dias de Agosto. O calor permitiu recuperar o ciclo e, embora o clima quente continuasse, a grande quantidade de humidade no solo resultou num amadurecimento uniforme e equilibrado das uvas. A vindima começou na Quinta do Panascal da Fonseca, no vale de Távora e nas suas propriedades no vale do Pinhão, Cruzeiro e Santo António, na semana de 22 de Setembro e foi realizada em condições quentes e secas. Os vinhos jovens apresentavam cor profunda e destacavam-se pela frescura da fruta e excelente acidez.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105644

Fonseca - Vinhos do Porto

Desde o lendário 1840, o primeiro vinho do Porto Vintage a ser lançado no mercado, até aos fantásticos vintages declarados na última década, a empresa tem produzido uma série de vinhos aclamados, mesmo nos momentos mais adversos da história. James Suckling, no seu livro referência sobre vinhos do Porto Vintage, descreve o seguinte: ” Os Portos Vintage da Fonseca são consistentemente talvez os melhores de todos. Não só apresentam uma corpulência notável e uma riqueza poderosa enquanto jovens, mas também mantêm essa juventude durante décadas.”
Esta consistência é resultado não só da continuidade do envolvimento familiar bem como de todo o conhecimento e habilidade transmitidos de geração em geração, assim como também de uma ligação muito próxima com a vinha. As três propriedades da empresa – Cruzeiro, Panascal e Santo António – são o coração do caráter que distingue os seus vinhos do Porto Vintage.

O respeito da Fonseca pela vinha e pelo seu ambiente único na região do Douro expressa-se na liderança da empresa na área da viticultura sustentável e biológica. Esta foi a primeira casa produtora a produzir um vinho do Porto inteiramente feito a partir de uvas de produção biológica. No entanto, para os entusiastas de vinho por todo o mundo, a Fonseca é mais conhecida como o produtor do Bin No.27. Este vinho do Porto Reserva, lançado há quatro décadas, é um dos lotes mais populares e mais bem sucedidos de vinho do Porto. Partilhando a herança dos grandes vinhos do Porto Fonseca Vintage, o Bin No. 27 exibe o carácter frutado opulento que define o estilo da casa Fonseca. Talvez mais do que qualquer outra casa produtora de vinho do Porto, a Fonseca construiu uma comunidade leal de entusiastas de vinho do Porto que valorizam a sua individualidade e o caráter inimitável dos seus vinhos. Esta comunidade inclui conhecedores, colecionadores, sommeliers e empresários de serviços ligados à restauração, bem como aqueles que simplesmente gostam de beber os seus vinhos do Porto maravilhosamente ricos e complexos.

Morada

Quinta and Vineyard Bottlers – Vinhos, S.A.

Quinta do Panascal
5120-496 Valença do Douro
Portugal