Partilhar:

Vinho do Porto
Quinta do Noval
Vintage 2019, 75cl
Douro

95,76

 19.5%

 2022-2050

 Servir a 14º-16º

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 26 de Maio de 2021

Robert Parker, 97 Pontos: O Porto Vintage 2019 é uma mistura de campo envelhecida durante 18 meses em cubas de madeira antigas. Foi engarrafado a 4 de Maio de 2021, e tem 100 gramas de açúcar residual. Estava em garrafa apenas um pouco mais de dois meses quando foi provado, mas parece bastante brilhante, mesmo assim. Muito concentrado, acrescenta poder controlado e reveste o paladar. Provado com alguns outros Portos de 2019, este certamente destacou-se tanto pela concentração como pelo poder. Toca todas as bases em termos de fruta e estrutura expressiva, terminando seca e seriamente. Parecia suficientemente equilibrado para beber jovem, mas isso seria um erro. Por um lado, apertou-se firmemente à medida que se ia arejando. Também apresentava cada vez mais belos aromáticos de eucalipto. Dois dias mais tarde, era notavelmente mais adstringente. Quatro dias mais tarde, estava muito firme no acabamento e melhor de uma forma geral. De facto, foi uma mostra muito melhor do que no primeiro dia. Esta é claramente construída para o longo curso. Não esperaria nada menos de um bom Porto Noval Vintage. Tornou-se também mais concentrado e preciso. Isto precisa do resto desta década, pelo menos, na cave para se mostrar melhor. Depois desenvolver-se-á bem durante décadas e manter-se-á por tempo indeterminado. Francamente, não mostrará tudo o que tem, mesmo em 10 anos, onde tenho a janela "comece a beber", por isso, se tiver muito mais paciência, isso seria útil. Será mais interessante por volta de 2035-2040. Esta é uma beleza poderosa, justificando bem a tendência da Noval para declarar a maioria todos os anos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Noval

O Quinta do Noval Vintage 2019 tem um estilo Noval clássico e puro. Foram selecionados vinhos das 145 vinhas. Perfeitamente harmonioso e elegante, encantador, concentrado e delicado, é um grande Quinta do Noval, que representa a tradição desta casa.
Caracteriza-se pela sua pureza de fruto e uma qualidade fina e delicada que é típica dos vinhos da propriedade em geral, mas que encontra a sua mais notável e duradoura expressão no Portos Vintage.
Equilíbrio, harmonia, finesse e elegância são declarados dos nossos grandes vinhos do Porto Vintage, que são declarados somente quando acreditamos que o ano produziu um lote, ainda que pequeno, digno da chancela da Quinta do Noval.
CASTAS
Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinto Cão, Sousão, Tinta Roriz
VINIFICAÇÃO
As uvas são pisadas a pé nos lagares para se obter o mosto, e em seguida maceradas durante a fermentação para se obter a melhor extração possível de aromas, cor e taninos.
ENVELHECIMENTO
O vinho estagia durante 18 meses em cascos de carvalho, nos armazéns climatizados da Quinta na região demarcada do Douro, antes de ser engarrafado.

Prémios

97/100 Robert Parker; 19/20 Revista Grandes Escolhas

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105789

Quinta do Noval

A propriedade, com 145 hectares que domina o Vale do Pinhão, é a alma e a essência da Quinta do Noval. O solo é essencialmente constituído por rocha xistosa, o que faz com que todos os trabalhos na vinha sejam particularmente difíceis. A Quinta do Noval replantou, desde 1994, 100 hectares da vinha com as castas mais nobres da região do Douro, adaptando os métodos de poda à tipologia das parcelas. As parcelas foram replantadas em lotes de uma casta só, sendo cada uma escolhida de acordo com as características de cada parcela de terra: a altitude, a exposição solar e o tipo de plantação da videira.

Hoje em dia, as parcelas plantadas com misturas de castas estão progressivamente a desaparecer do Vale do Douro. A Noval foi uma pioneira nesta tendência, tendo sido a primeira a replantar as vinhas, conservando intactos os magníficos socalcos tradicionais com os seus muros de pedra de xisto.

Morada

Quinta do Noval Vinhos, S.A.

Av. Diogo Leite, 256
4400-111 Vila Nova de Gaia
Portugal