Partilhar:

Vinho Fortificado
Bastardinho de Azeitão
40 Anos, 50cl
Azeitão

318,32

 18%

 2019-2050

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 16 de Agosto de 2019

Esta preciosidade é o resultado de uma lote em que o vinho mais velho tem perto de 75 anos e o mais novo cerca de 50 anos, num total de 10 colheitas envelhecidas desde a sua nascença em cascos de madeira usada. De sabor complexo, entre deslizes de avelã, noz e menta sublinhados por uma acidez equilibrada, este vinho de cor topázio e reflexos rubi acastanhados e esverdeados, que atestam a sua idade avançada, tem um final de prova muito longo. Este vinho deve ser apreciado com grande rigor e solenidade, pois são os últimos 2300 litros.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bastardinho de Azeitão

O Bastardinho de Azeitão proveniente da casta Trousseau, é um sobrevivente dos vinhos licorosos produzidos a sul do Tejo, entre a Caparica e o Lavradio, com a última vinha a ser arrancada em 1984. Este é o último engarrafamento deste vinho mítico que rivaliza e suplanta a quase totalidade dos vinhos licorosos e fortificados existentes.

Provar o Bastardinho de Azeitão é uma experiência única e que perdura para sempre na mente do provador.

Pergunta-se como foi possível arrancar estas vinhas e deixar de produzir este vinho mágico. Aproveite antes de acabar para sempre.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105601

José Maria da Fonseca

Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade de ser, na actualidade, o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Exemplo disso mesmo é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém a par da última tecnologia.

Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, a José Maria da Fonseca tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 650 hectares de vinhas, e de uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação. Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, geradora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor de cada vez que este prova um dos seus vinhos.

Morada

José Maria da Fonseca – Comercial Vinhos, Lda.

Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10 2925-542 Vila Nogueira de Azeitão
Setúbal
Portugal