Partilhar:

Vinho Tinto
Crono Dão
Jaen 2021, 75cl
DOC Dão

29

 11.9%

 2022-2029

 Servir a 14º-16º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Julho de 2022

Apresenta uma brilhante limpidez de cor vermelho cereja de intensidade aberta e lágrima com persistência média. No nariz, este vinho apresenta um aroma de intensidade pronunciada, caracterizado por especiarias, fruta vermelha, menta e eucalipto. É de notar aromas caramelizados e fumados adquiridos pelo estágio em barrica de carvalho francês.
O sabor é seco com uma acidez refrescante e teor alcoólico ligeiro de corpo ligeiro, no final é de notar a presença dos taninos equilibrados. Aroma de boca é como para o nariz, de fina qualidade. Persistência média, agradável e equilíbrio harmonioso.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Crono Dão

O vinho Tinto Crono Jaen, é uma edição limitada de 574 garrafas, de denominação de origem DOC Dão, de intervenção mínima e de qualidade superior. Tem certificação vegan e é neutro em carbono, com compensação a 100% das emissões de CO2.

Nasce numa plana folha de terreno em Gouveia, região rodeada por montanhas, com um clima temperado e em que a influência mediterrânica se sobrepõe à atlântica, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e frios e precipitação anual de cerca de 1.400 mm e solos de granito. Um terroir que proporciona vinhos de evolução lenta e prolongada, vinhos macios aveludados e de muita complexidade.

Viticultura: A viticultura de excelência, sustentável, de intervenção mínima, com um princípio simples de respeitar o terroir e particularidade do ano resulta num vinho de perfil honesto, elegante, equilibrado.

Vinificação: De vindima manual, em que apenas os melhores cachos foram encaminhados para um lagar de inox, onde fermentaram juntamente com a totalidade do engaço, com pisa manual ligeira. Maceração carbónica. Após fermentação alcoólica, o vinho é prensado e encaminhado para barrica de 500 L, de carvalho francês, com tosta média alta, de segundo uso, onde faz a fermentação maloláctica e estagia por 10 meses. Engarrafado em Julho de 2022.

O vinho tinto Crono Jaen é excelente companhia para beber sozinho ou acompanhado, num momento descontraído e harmoniza lindamente com uma tábua de queijos e enchidos, saladas, pastas, grelhados e até guisados. É um vinho de guarda com bom potencial de envelhecimento, mas pode ser degustado desde já.

Prémios

95/ 100 – Edgardo Pacheco, jornal Público

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107381

Correia Lino & Ribas Fernandes, Lda.

Projeto familiar criado por dois primos apaixonados pelo vinho, João Correia Lino e Manuel Ribas Fernandes, que partilham da ideia de criar uma estrutura sustentável aliando vinhos de qualidade superior ao apoio a projetos ambientais e sociais. Vinhos de produções limitadas e baixa intervenção que permitam apreciar a pureza das castas.

“João Correia Lino parece um poeta quando fala de vinho. Vê o que outros não alcançam, detesta o óbvio e recusa fazer mais do mesmo. Com o primo Manuel Ribas Fernandes criou um projecto – o Cronos – para trabalhar aquelas castas que, históricas, foram de alguma forma esquecidas ou tornadas secundarizadas.” – Edgardo Pacheco, no jornal Público

Somos um projeto neutro em carbono, compensando todas as nossas emissões de carbono e dos nossos parceiros. Um projeto a ser reconhecido pelo bom vinho produzido, mas principalmente pelo bem que pratica.

Atualmente, estamos focados na produção de vinhos com edições limitadas e dois conceitos diferentes: CRONO (vinhos monocasta) e EON (vinho de lote). Este ano, estamos também a plantar vinha no Escaroupim, Tejo com as seguintes castas: Alicante Branco, Fernão-Pires, Trincadeira das Pratas e Bastardo. Com o intuito de criar outro conceito.