Partilhar:

Vinho Tinto
Penfolds
Bin 128 Coonawarra Shiraz 2021, 75cl
Austrália

46

 14.5%

 2023-2038

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Julho de 1905

Cor: Roxo ameixa
Aroma: Frutas azuis, violetas e pimenta preta rachada ajudam-nos a orientar. Amoras frescas, morangos brancos selvagens e boysenberries complementam uma nuance mais escura de panforte. Um bolo panetone recém-assado com creme de baunilha adiciona um apelo doce. Aromas salgados manaifestam-se como carne assada com rábano, páprica, especiarias marroquinas com um toque de fósforo queimado e raspas de lápis.
Paladar: O paladar é de peso médio, em relação a vinhos como o Bin 28 Shiraz de clima quente. As frutas azuis notadas no nariz são bastante evidentes no perfil de sabor. No entanto, o vinho orienta-se para o lado salgado do espectro. Carnes curadas, pimenta, azeitonas e sabores de páprica disputam a atenção. Em uma inspeção mais detalhada, amêndoas e cardamomo adicionam ao apelo. Os taninos são sedosos, finamente entrelaçados ao redor da fruta. A linha de acidez é precisa. Tudo está no lugar certo, um vinho encantador agora com décadas de potencial para aqueles que podem esperar.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Penfolds

O Bin 128 é feito com frutas provenientes dos solos únicos de terras vermelhas argilosas sobre calcário de Coonawarra, uma região que destaca o perfume, a transparência e a natureza sedutora dos vinhos tintos de clima fresco.

Para aprimorar ainda mais as qualidades regionais do Bin 128, o vinho é envelhecido em uma mistura de barris de carvalho francês novos e usados, um processo refinado durante a década de 1980, quando ocorreu a transição do carvalho americano para o francês.

No ano de 2021, as condições para a floração foram as melhores relatadas em 20 anos, levando a uma excelente frutificação e rendimento. No geral, as condições de verão e outono foram mais frescas que a média, permitindo que as uvas Shiraz amadurecessem lentamente e uniformemente. O tempo adicional na vinha produziu uma safra brilhante. Esta safra resultou num vinho elegante, de corpo médio e aromático. Envelhecido durante 12 meses em barris de carvalho francês, revela frutas azuis, notas salgadas e taninos sedosos.

“TÃO ENCANTADOR COMO É NA PLENITUDE DA JUVENTUDE, NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE VÁRIAS DÉCADAS DE APRECIAÇÃO AGUARDAM AQUELES QUE TÊM PACIÊNCIA.”- ANDREW HALES, ENÓLOGO DE VINHOS TINTOS DA PENFOLDS

Prémios

96/100 – Ray Jordan
95/100 – Dave Brookes
95/100 – Huon Hooke
18.5+/20 – Matthew Jukes

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106074

Penfolds

Apesar do grande sucesso, Penfolds nunca descansa sobre os seus louros. Em 2012, Penfolds lançou o seu projecto mais inovador até à data – 12 ampolas artesanais do raro Kalimna Block Cabernet Sauvignon 2004.

Dois anos mais tarde, Penfolds celebrou o 170º aniversário – tendo acabado de obter uma pontuação perfeita de 100 para o Grange 2008 em duas das revistas de vinhos mais influentes do mundo. Hoje em dia, Penfolds continua a guardar queridas as filosofias e lendas – ‘1844 para sempre’!