Partilhar:

Vinho Tinto
Maçanita
Fita Preta 2021, 75cl
Alentejo

11,76

 14.5%

 2022-2027

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Novembro de 2022

Cor violeta concentrado. Nariz intenso a frutos pretos frescos com notas de erva seca. Ataque cheio, encorpado, rico e guloso com notas de toffee e o final de boca a revelar taninos firmes e redondos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Maçanita

Um vinho que exprime o Alentejo. Elaborado a partir de castas tipicamente alentejanas, a intervenção enológica é praticamente nula enaltecendo os verdadeiros aromas e sabores da região.

Viticultura: Todas as uvas provêm de vinhas da máxima qualidade da região do Alentejo, a sul de Portugal. A agricultura é sustentável, a produção é controlada e a qualidade melhorada pela remoção de ramos secundários, e poda de cachos. As vinhas estão cultivadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, originando naturalmente uvas muito concentradas. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como desfolha, desponta e monda de cachos verdes.

Vinificação e Envelhecimento: Vindima manual selectiva em caixas de 20 Kg. Selecção em mesa de escolha. Enchimento da cuba por gravidade. Fermentações alcoólica e malolática espontâneas. “Cuivason” de 15 dias. Estágio de 12 meses 50% em carvalho francês e 50% em cuba.

Prémios

Concours Mondial de Bruxelles 2019 – Ouro;
International Wine Challenge 2019 – Prata

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104423

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.