É um produto relativamente recente que já se pode encontrar no mercado. Criado para quem não gosta de vinho ou para quem, pelas mais variadas razões, prefere beber um vinho não alcoólico.

É vinho ou sumo de uva?

Bem, no caso do sumo, o processo não tem nada de complicado, uma vez que as uvas são apenas cozidas com ou sem adição.

No caso do vinho, a bebida final é resultado da fermentação natural da uva por acção das leveduras (que metabolizam os açúcares naturais da uva e os transforma em álcool), tal e qual como noutro tipo de vinho qualquer. Obviamente, este processo é feito (até por motivos legais) sem qualquer adição de açúcar (chaptalização, para que tenha uma maior graduação alcoólica) ou de água (processo chamado de “baptismo”, para que o vinho se torne menos alcoólico).

Como é “retirado” o álcool?

O vinho sem álcool é, então, feito como um vinho tradicional. A única diferença está na extracção do álcool. Na verdade, o álcool vai ser separado através de um processo físico e não químico, chamado “Spinning Cone Column” (SCC).

Este processo consiste em utilizar temperaturas baixas para separar e desconstruir os componentes moleculares do vinho, para depois, voltar a reunir, mas desta vez sem o álcool. Ou seja, depois da fermentação e antes de ser engarrafado, o vinho passa por um processo de desalcoolização, mantendo assim todas as propriedades do vinho, inclusive aquelas relacionadas à saúde, nomeadamente cardiovasculares, ao conter polifenois e antioxidantes.

Quanto ao sabor, há opiniões muito diferentes. Há quem diga que é algo muito singular e há quem diga que gostou bastante! Para quem não bebe álcool, é uma boa maneira de provar vinho.

Txim txim e boas pomadas, sempre com moderação!

Vinho Rosé sem álcool
Vinho Branco sem álcool
Vinho tinto sem álcool

Partilhar: