Um Vinho com nome de ilha e uma ilha com nome de Vinho!
A história da Ilha e do Vinho Madeira fundem-se num passado rico com mais de 500 anos!

O Vinho Madeira começou a ser produzido 25 anos após a chegada dos primeiros colonizadores à ilha da Madeira…

Este vinho licoroso, fortificado, tem a energia inconfundível da própria ilha e consegue ser tão intenso e envolvente como as paisagens da terra onde nasce.

Os vinhos Madeira podem ter vários graus de doçura que vão desde o doce, meio doce, até ao meio seco e seco. A cada grau de doçura poderá estar associada uma casta. Os vinhos doces são produzidos com a casta Malvasia, os meio doce com a casta Bual, os meio secos, com a casta Verdelho e os secos com a casta Sercial. Estas são as chamadas castas nobres que continuam a ser produzidas na ilha. Mas atualmente a Tinta Negra é a casta que está na base da maior parte da produção de Vinho Madeira sendo que dada a sua versatilidade produz os quatros graus de doçura.

Mas há mais… no Vinho Madeira podem encontrar-se várias categorias. Comecemos pelos vinhos com indicação de idade. Nestes casos encontrará idades que variam entre os 5,10,15,20, 30 e 40 anos, estes últimos mais raros. O que quer dizer? Significa que estes vinhos têm características próprias de um Madeira daquela idade mas que são vinhos feitos com uvas de diferentes vindimas e que poderão ser misturados para apresentarem as características desejadas. São assim os denominados blends. Depois existem os vinhos premium que são os Colheitas e Frasqueiras. São vinhos produzidos com uvas de uma só colheita, feitos a partir das castas nobres . No caso dos Colheitas têm de envelhecer em casco durante cinco anos e no caso dos Frasqueira esse período de envelhecimento obrigatório é de vinte anos. Vinte anos!
Complexos, com aromas extraordinários próprios da oxidação e envelhecimento, os vinhos Madeira são conhecidos e reconhecidos pela sua energia e frescura devido a uma acidez surpreendente que tem a sua origem nos nossos solos. Existem vinhos capazes de durar mais de 200 anos!

O Vinho Madeira que era mantido nos porões dos navios que viajavam para as Índias, atingiam temperaturas muito elevadas durante a sua passagem pelos trópicos. Em certas ocasiões, quando o Vinho voltava à Europa, verificavam-se que estas viagens beneficiavam grandemente a sua qualidade. Foi então que os barris de Vinho da Madeira passaram a ser enviados para as Índias com o único objetivo de o valorizar e torna-lo mais rico.

Os aromas e paladares de especiarias, frutos secos, mel fundem-se naquilo que se define como o bouquet do Vinho Madeira: rico, intenso, fresco, energizante!
Não deixe de conhecer o Vinho que fascinou um pouco por todo o mundo, escritores, artistas e políticos…. e que ainda brindou à Independência dos Estados Unidos da América em 1776. Thomas Jeferson, George Washington, Winston Churchil são alguns exemplos numa história longa a fascinante de um vinho que tirou partido das suas longas viagens às Índias para aperfeiçoar-se…

Beba o vinho Madeira a uma temperatura de 14ºC.