Castas
Ramisco

Ramisco é uma casta de uvas tintas portuguesa cultivada principalmente na região Colares DOC. Poucas castas estão tão intrinsecamente associadas a um território como a variedade Ramisco o está a Colares, em Sintra. Casta nobre e autóctone da região, plantada em pé-franco, nos característicos solos arenosos, a menos de 1 km da Costa Atlântica e a uma média de 110 m de altitude sobreviveu à praga da filoxera do século XIX.
Trata-se de uma casta de enorme interesse enológico devido à sua elevada acidez natural, superior a 6 gr./lt, volume alcoólico reduzido, cerca de 11 – 12% vol., e assinalável carga tânica. Por outro lado, o ciclo vegetativo é tardio, com maturações lentas. De bago médio e película espessa, é extremamente resistente a pragas e doenças, fator essencial quando a casta vive tão em cima do Atlântico.
Os vinhos varietais de Ramisco têm taninos muito marcados e adstringentes, o que lhes permite envelhecer bem; aptos para evoluir em madeira ou na garrafa, transformam-se em vinhos de enorme elegância e finura, visível quando a sua cor ganha rebordo acastanhado.

Ramisco